A FEIRA

Belo Horizonte será palco de um dos maiores eventos do setor metal-mecânico do país, a Mecminas 2020 - 12ª Feira da Indústria Mecânica, que será realizada entre os dias 23 e 25 de junho, das 14h às 21h, no Expominas. Nesse ano, o evento chega com duas grandes uma novidades, pois vai ancorar simultaneamente a Feira de Inovação e Tecnologia Industrial, a InovaBrasil, e a Feira Nacional de Energias Renováveis, a Energética. Aproveitando essa sinergia com segmentos da área de inovação, a Mecminas 2020 chega para fortalecer o setor, proporcionar novos negócios e colocar em evidência o protagonismo da indústria metal mecânica brasileira (também conhecida como metalúrgica ou metal mecânica pode eliminar) e que ocupa um lugar de destaque no competitivo mercado internacional, em condições de igualdade com outros países, mantendo a tendência mundial de crescimento e modernização.

Maior feira da indústria mecânica de Minas Gerais, a Mecminas 2020 chega em sua 12ª edição gerando novos negócios para o setor

Evento acontece simultaneamente com outras duas grandes feiras, a Feira de Inovação e Tecnologia Industrial, a InovaBrasil; e a Feira Nacional de Energias Renováveis, a Energética;

Durante os três dias de evento, cerca de 200 expositores de todo o Brasil e de outros países irão movimentar em seus estantes cerca de R$ 180 milhões em equipamentos, produtos, serviços, inovações e tecnologias para a indústria mecânica

Por ser um ser um setor tão pujante, a realização, desde 2003 da Mecminas, tem se firmado como um evento essencial e decisivo para o incremento de negócios em nível nacional, tendo como principal característica reunir expositores de vários estados brasileiros e do exterior, apresentando equipamentos, produtos, serviços, inovações e tecnologias nacionais e internacionais. Nesta edição, a expectativa é a de que as feiras mobilizem juntas cerca de vinte mil pessoas, entre empresários e profissionais da indústria mecânica, que poderão conferir todas as novidades destes segmentos, atualizando conhecimentos, contatando clientes potenciais, renovando contratos e fechando negócios, tanto de exportação como de importação.

Para se ter uma ideia da importância do evento, o setor em Minas é a principal atividade industrial e fonte de renda, representando 41% de toda a indústria, transformando o estado em uma referência internacional não só na extração e exportação de minério, mas também no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mecânica.

Espaço para negócios e novidades

Tanto a Mecminas 2020 quanto as feiras InovaBrasil e Energética acontecem no formato de um salão de negócios e mostra de produtos, equipamentos e serviços, rodadas de negócios, palestras, cursos e workshops. De acordo com Nelson de Souza Cunha, diretor da Minasplan, organizadora do evento junto com a Dimensão – Montagens Promocionais, durante os três dias de evento, cerca de 200 expositores de todo o Brasil e de outros países irão movimentar em seus estantes cerca de R$ 180 milhões em equipamentos, produtos, serviços, inovações e tecnologias para a indústria mecânica. “As três feiras juntas contribuem gerando renda, impostos, impulsionando hotéis, contribuindo para o turismo, a gastronomia e o empreendedorismo na cidade, além de deixar um legado de conhecimento e negócios no setor de inovações e tecnologia (para o local sai) nos segmentos de mecânica, inovação, tecnologia e energias renováveis”, ressalta Cunha.

Expectativas do segmento

A indústria metal-mecânica tem influência direta em outros segmentos, pois é responsável pela transformação de metais em materiais essenciais para o funcionamento da cadeia produtiva, englobando siderurgia, fundição e a transformação de metais em máquinas, equipamentos e produtos em geral. Com o crescimento da indústria mineira em vários segmentos que demandam por máquinas, equipamentos e ferramentas, as previsões de mercado indicam uma expansão significativa no consumo destes produtos nos próximos anos, em virtude da retomada da construção civil e de outros segmentos industriais, impulsionados pelas obras de infraestrutura do estado. A expectativa é de que a indústria retome o crescimento de forma significativa e deve utilizar mais recursos tecnológicos para otimizar e controlar os processos de produção.

Dentre os participantes estão os setores de máquinas e ferramentas, corte e conformação de metais, automação, robótica e controle de processos, máquinas e equipamentos para plástico e borracha, equipamentos para movimentação e armazenagem, lubrificantes, óleos e graxas etc.

Energética - A força das energias renováveis

Um dos eventos simultâneos à Mecminas 2020 é a Energética – Feira Nacional de Energias Renováveis, que se propõe em promover o intercâmbio entre as várias vertentes do segmento de energias renováveis, facilitando a abordagem comercial e a realização de negócios imediatos e futuros, proporcionando aos empreendedores e ao empresariado o contato com mercados em franca expansão, receptivos a novas oportunidades e investimentos, além de estabelecer o contato direto com público e empresas interessadas na realização de negócios e parcerias. A feira funciona ainda como um estímulo para novos investimentos em Minas Gerais e demais estados brasileiros e um incentivar ao desenvolvimento e a modernização do setor de energias renováveis.

A Energética irá mobilizar em 42 estandes empresas de todo o país e envolvem os setores de geração de energia hidráulica, energia eólica, energia de biomassa, energia solar térmica e fotovoltaica, através de biogás, e transmissão e distribuição de energia, indústrias e fornecedores de máquinas, equipamentos, produtos e serviços para o setor.

O evento deve atrair para o Expominas, empresários e industriais dos setores produtivos, profissionais da iniciativa pública e privada, professores e pesquisadores, estudantes, dirigentes de entidades de classe e de órgãos governamentais.

InovaBrasil

A 7ª edição da InovaBrasil– Feira de Inovação e Tecnologia Industrial, maior evento mineiro de divulgação e de incentivo às inovações tecnológicas, reunirá em um grande hub com 36 estandes, os maiores nomes da tecnologia, ciência e inovação nacionais e internacionais, consolidando a cidade de Belo Horizonte como um grande laboratório para empresas, startups, universidades e institutos de ciência e tecnologia de todo o país.

A InovaBrasil se propõe a ser um evento em que empresas, pesquisadores, inventores, órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa interagem, trocam experiências e transferem tecnologia, garantindo, assim, o avanço tecnológico e produtivo nos vários segmentos da economia global. Para Cunha, essa formatação de atores é o fator impulsionador dos projetos de transferência de tecnologia e crescimento. “A InovaBrasil tem o potencial de promover o desenvolvimento do setor industrial, trazer inovações tecnológicas para as empresas mineiras e para os profissionais, professores, pesquisadores que atuam nos cursos de mecânica, robótica, energias renováveis, engenharia elétrica, eletrônica e todo o campo de conhecimento do setor industrial. Isso configura a promoção de conhecimento, gerando negócios e investimentos para a cidade e uma rede de networking entre empresários e profissionais. Essas, são contribuições que as feiras deixam para as cidades e para o setor específico em que ela está se realizando”, enfatiza.

Com o slogan Tecnologia Sem Fronteiras, a InovaBrasil mantém as parcerias internacionais. Na primeira edição do evento, em 2008, o país escolhido foi a Itália, em 2009 foi a vez da França e depois os Estados Unidos, em 2010 e a Alemanha em 2011. Para 2020 a República Social da China está confirmada como “Pais Âncora” por ser o que apresenta  maior crescimento econômico e tecnológico da atualidade.

A Minasplan e a Dimensão Montagens Promocionais

A Mecminas 2020 é promovida pela Minasplan, empresa com mais de 32 anos de atuação no mercado de eventos corporativos e tem atuação em vários estados do Brasil; e pela Dimensão Montagens Promocionais, empresa fundada em 1997, em Belo Horizonte, referência em stands especiais e cenografias, e que possui profissionais em constante busca por soluções tecnológicas e conceitos que agregam o máximo de valor aos eventos.

CONTATO

Minasplan Ltda.


31 3371-3377 | 3564-9882 | 99105-5767
nelson@minasplan.com.br


Rua Catete, 889 | Alto Barroca | Belo Horizonte | MG

© 2020 by Mecminas